Nossa História


Em 1998 A PIB Guariba sob liderança do pr Olisvalte José dos Santos, aluga uma casa na rua Antonio Farias,  90 - Cohab 2, iniciando ali um ponto de pregação - as Terça Feira.
Em 1999 a Primeira Igreja Batista de Guariba ganha por doação um terreno no Jardim Paulistano.
Em 2000 começa a construção do templo da Missão Batista Betel no Jardim Paulistano.

Em 2001 A PIB transfere os cultos que era realizado na residência da Antonio Faria  para Missão Batista Betel novo Templo na Av Salvador Pontiere 326 - Jd Paulistano começa a ser realizado cultos às terças-feiras na Missão Batista Betel.
Entre os anos de 2001 a 2003 a PIB juntamente com pr Olisvalte deixa a Missão sob a liderança do Ir Pedro Sgarbosa.

Em 2004 o sem. Oswaldo Rodrigo Chiquitelli e sua família passa a trabalhar com a Missão.
Em 10 de Abril de 2005 deu-se inicio aos cultos de Domingo à Noite.
Em 24 de Junho de 2006 foi organizada a Missão em Congregação Batista Betel e ficando sob a liderança do sem. Oswaldo Rodrigo Chiquitelli e Família.
Em Setembro de 2006 dá-se inicio ao ministério de tempo integral do sem. Oswaldo Rodrigo Chiquitelli e sua família na Primeira Igreja Batista de Guariba junto à Congregação Batista Betel.

Em 2007 foi realizado o concilio e ordenação ao ministério pastoral do irmão Oswaldo ficando como pastor Auxiliar da PIB Guariba junto a CB Betel.
Em 2008 a CB Betel fica sob a liderança do pr Olisvalte J. dos Santos pastor da PIB de Guariba;
Em Maio de 2009 pr Oswaldo volta a ser pr da Congregação.
Dia 18 de Junho de 2011, sob a liderança do Pastor Olisvalte José dos Santos, reuni-se em Guariba com igrejas e pastores da Associação Nordeste Paulista e Associação Planalto Paulista, em concílio, para a organização da Congregação em Igreja Batista Betel, com templo construído, 64 membros, e com a ajuda da PIB de Guariba no sustento do ministério do pr Oswaldo em tempo integral.

Sua primeira Diretoria Executiva foi constituída por:


Presidente: pr Oswaldo Rodrigo Chiquitelli
1º Vice-Presidente: Custódio Ferreira de Oliveira
2º Vice-Presidente: Elvécio Gomes de Carvalho
1ª Secretaria: Alessandra Costa de Oliiveira Ferreira
2ª Secretária: Claudinéia Pego dos Santos Migliorini
1ª Tesoureiro: Sidnei Pego dos Santos
2º Tesoureira: Lucimara Costa de Oliveira Santos


A HISTÓRIA DA DENOMINAÇÃO BATISTA

Número de membros - Cerca de 75 milhões.
3 723 853 membros no Brasil (segundo o censo de 2010)
Número de igrejas - 6 000 igrejas no Brasil

Primeira Igreja Batista da América, organizada em 1638.

Igreja Batista no interior do Estado de Nova York.

Igreja Batista no oeste do Canadá.

Igreja Batista na Suécia.

Tabernáculo Baptista do Porto (Portugal)


Igreja Batista de Hong Kong.

O objetivo deste texto é que você conheça melhor nossa denominação, um pouco de nossa origem , história e doutrinas distintivas.. Logo de início é bom que fique claro que nós os batistas não somos daqueles que crêem que somos apenas nós os eleitos por Deus para a salvação, “de todas as tribos, povos e raças, muitos virão te adorar (Ap. 7:9-10), isto inclui também de muitas denominações, o Reino de Deus não se restringirá a uma denominação cristã, o Reino é para os fiéis.

Origem dos Batistas: Há pelo menos três correntes, mas a mais aceita é de que os Batistas tiveram origem no século XVII, entre os ingleses. Na segunda metade do século XVI , pequenos grupos de puritanos tornaram-se impacientes em relação à reforma dentro da igreja Anglicana.
Finalmente, romperam com a igreja oficial da Inglaterra, tornando – se conhecidos como separatistas. Aqueles entre eles que acreditavam no batismo só de crentes tornaram-se os pioneiros do que, finalmente, veio a tornar-se uma denominação separada, com o nome de batistas. Esses puritanos também defendiam a forma de governo eclesiástico democrático, um outro típico princípio batista. John Smith, anteriormente pregador anglicano de Lincoln, na Inglaterra, tornou-se um ministro separatista. Em 1694 a Primeira Igreja Batista do mundo. Os anos entre 1640 e 1660 foram de grande ênfase das igrejas batistas, e desenvolvimento. A liberdade religiosa tornou-se uma grande ênfase das igrejas batistas, e muitos crentes batistas foram aprisionados ou tiveram seus bens confiscados. John Bunyan ( Autor de O Peregrino) foi um deles, confinado 12 anos em prisões. O ímpeto reavivalista e de missões entre os batistas deveu-se a Adoniram Judson e William Care em especial.


Os imigrantes dos Estados Unidos fundaram a primeira igreja batista do Brasil. Na foto a Capela do Campo, no Cemitério do Campo em Santa Bárbara d'Oeste.

Os Batistas no Brasil: Em 1882 , quando foi organizada a Primeira Igreja Batista do Brasil , em Salvador (BA) voltada para evangelização do Brasil, já existiam outras duas igrejas batistas organizadas por imigrantes americanos, uma em Santa Bárbara do Oeste e outra em Americana , SP. Os casais de missionários norte americanos, recém chegados ao Brasil, William Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros e Zacharias C. Taylor, Kate S. Crawford, auxiliados pelo ex- padre Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara do Oeste, decidiram iniciar sua missão em Salvador, Bahia , então com 250.000 habitantes. A igreja lá foi organizada em 15 de outubro de 1882. Em 1907 foi organizada a Convenção Batista Brasileira e muitas entidades da CBB como Junta de Missões Mundiais e Junta de Missões Nacionais e seminários .

Associações Batistas no Brasil
A Convenção Batista Brasileira (tradicional) foi organizada em 1907. Em 2013, possuía 8 357 igrejas organizadas, 1 200 congregações ou missões espalhadas em todo o território nacional e mais de 1 600 000 membros; a mesma também possui vários colégios, seminários, orfanatos, faculdades, hospitais, centros de recuperação para usuários de drogas, todos mantidos em convênios com as convenções estaduais e igrejas locais. Na área da educação teológico-ministerial, atualmente são reconhecidos pela CBB: O Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (o o mais antigo seminário batista da América Latina), o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, o Seminário Teológico Batista Equatorial, Seminário Teológico Batista do Nordeste, a Faculdade Teológica Batista do Estado de São Paulo, Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo, Faculdade Teológica e Seminário Batista Ana Wollerman e a Faculdade Teológica Batista do Paraná. Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense (STBNF) situado em Itaperuna Rio de Janeiro. Todos oferecem cursos de graduação e pós-graduação.[14]

A Convenção Batista Nacional (renovada) nasceu em 1958, quando foi aceito o batismo pentecostal por alguns batistas em Belo Horizonte. Em 1967, o pastor Enéas Tognini organizou a CBN, reunindo 60 igrejas. Grande parte dessas igrejas denominam-se "Batistas Renovadas". Hoje, a CBN conta com 2.271 igrejas organizadas, quase 2 mil congregações ou missões, e 412.750 membros espalhados pelo Brasil (dados de 2015). A Convenção adota o pentecostalismo, mas continua filiada à Aliança Batista Mundial.[15]

As Igrejas Batistas Independentes no Brasil têm a sua origem no trabalho da Missão de Örebro, um movimento na Suécia. O missionário Erik Jansson veio em 1912 para atender colonos suecos residentes no município de Guarani, Rio Grande do Sul, mas mais tarde o grupo espalhou-se por outros estados. Conta com pelo menos 68 mil membros filiados à CIBI, com grande presença nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, em pouco mais de 800 igrejas, dados de 2013, e também são filiados à Aliança Batista Mundial.

A partir da década de 1930, surgiram grupos de cunho mais conservador e fundamentalista, como a Igreja Batista Conservadora fundada em Bagé, Rio Grande do Sul, que não teve origem e nem possui ligação direta com a de mesmo nome Norte Americana, trata-se de divisão ocorrida no início dos anos 1980, onde um grupo de igrejas oriundas da Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI), formaram a União Conservadora Batista Independente (UCBI), e posteriormente adotou sua atual denominação; a Igreja Batista Bíblica Nacional que organizou a Comunhão Batista Bíblica Nacional desde 1973, com cerca de uma centena de igrejas e congregações, a Igreja Batista Fundamentalista e a Igreja Batista Regular que são pouco numerosos, correspondendo-se aos de sua denominação norte-americana e canadense. Os Batistas Regulares possuem quase 700 Igrejas no país, sendo 400 ligadas à sua Associação (AIBREB) e à Associação Geral (GARBC).



Os Batistas em Guariba: O trabalho Batista em Guariba teve inicio em 1962 com a chegada dos primeiros batistas e a realização de cultos nos lares. Foi estabelecida como Primeira Igreja Batista nesta cidade no ano de 1988.

Créditos:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...